7 coisas para fazer logo após descobrir a gravidez
- Equipe SobreParto
- 21 de set. de 2017
- 2 min de leitura

“Descobri que estou grávida, e agora?”
Agora é hora de ficar calma, querida! Se o xixi no palito mostrou as duas listrinhas ou o exame de sangue veio positivo, primeiro de tudo: parabéns! Muitas mulheres acham que esse é o momento de sair correndo para a consulta de pré-natal ou de mudar tudo na rotina, hábitos e alimentação. Não é necessário nada disso!
Pensando no assunto, resolvemos preparar uma listinha bem simples (e baseada em evidências, é claro) do que você precisa fazer a partir de agora:
Conecte-se com você: se a notícia for motivo de comemoração, comemore, celebre, curta essa alegria! Se for uma gravidez inesperada, dê-se o tempo necessário para processar o que está acontecendo, permita-se sentir o que for preciso sentir, sem culpas.
Não é necessário correr para começar o pré-natal, então você pode pesquisar profissionais e agendar a primeira consulta com calma. Pense sobre o que você quer para sua gravidez e parto e se informe sobre as equipes alinhadas com as suas decisões.
Agende a primeira consulta: mas não se preocupe caso não haja exame físico neste momento. Quanto mais recente for a gravidez, menos o profissional conseguirá avaliar algo fisicamente. O que ele irá fazer agora é colher seu histórico pessoal e familiar, além de exercer uma escuta atenta a respeito de quem você é e o que você espera. Fora isso, ele também pedirá uma confirmação da gestação, via ultrassom e exames laboratoriais importantes de primeiro trimestre (sangue e urina).
Faça seu primeiro ultrassom: de novo, não é necessário ter pressa, o importante é fazê-lo ainda no primeiro trimestre da gravidez – até por volta da 13º semana –, assim é possível fazer a datação correta da gestação (e esse cálculo é feito levando em consideração também a data da última menstruação). Evite agendar o exame logo após a descoberta da gravidez, pois só a partir da oitava semana é que será possível ver alguma coisa no exame.
Fique atenta aos sinais do seu corpo: leve sua vida de maneira normal (lembre-se que gravidez não é doença!) e apenas fique atenta caso sinta cólicas intensas ou dores fortes e diferentes e/ou sangramentos – leve em consideração as reações físicas que você já prestaria atenção mesmo que não estivesse grávida.
Sangramentos leves podem ser normais: eles fazem parte do processo de implantação do embrião no útero. Desconfie de problemas caso eles sejam muito fortes, persistentes e acompanhados de dor intensa. De qualquer maneira, avise ao profissional do pré-natal sobre o que está acontecendo.
Exercícios: a grávida pode fazer qualquer exercício desde que já esteja acostumada à atividade física. Caso queira começar agora, a recomendação é preferir exercícios mais leves.
Comentários